segunda-feira, 23 de maio de 2011

Estados Federados da Micronésia apresentam documento jurídico responsabilizando emissores de carbono europeus


NOVA YORK - Os Estados Federados da Micronésia (EFM) estão fazendo história ao desafiar as usinas de carvão europeias e abrindo as portas para que as nações atingidas por mudanças climáticas usem o Direito Internacional contra os principais emissores de carbono.
O documento "The landmark legal paper", escrito pelos EFM, pelo Greenpeace e pelo Serviço de Lei Ambiental foi apresentado nesta segunda-feira na Conferência Climática das Nações Insulares Ameaçadas, na Universidade Columbia, em Nova York, e dá esperança a países vulneráveis aos impactos climáticos. Os EFM são uma das muitas nações com desastres ambientais, como enchentes, marés altas e destruição de culturas alimentares, que já estão exacerbados pelas mudanças climáticas.
- Os impactos das mudanças climáticas estão acontecendo com o desaparecimento de nossa costa - disse Maketo Robert, secretário de Justiça dos EFM. - Esta ferramenta legal demonstra que as nações na linha de frente das mudanças climáticas são apoiadas e podem se preparar para invocar as leis internacionais para dar significado e fazer pressão às decisões sobre energia
- Pela primeira vez uma nação vulnerável se estabeleceu como stakeholder num projeto de energia suja do outro lado do planeta - disse Jasper Teulings, do Greenpeace International.
Jan Srytr, do Serviço de Lei Ambiental, disse: A ideia que a responsabilidade das decisões de estado se estendam além das fronteiras não é um conceito novo. Entretanto, ao aceitar esta responsabilidade em relação aos impactos das mudanças climáticas, especialmente no contexto de um projeto específico, cria um novo precedente legal.


Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/ciencia/mat/2011/05/23/estados-federados-da-micronesia-apresentam-documento-juridico-responsabilizando-emissores-de-carbono-europeus-924513401.asp#ixzz1NC0b7h2J 
© 1996 - 2011. Todos os direitos reservados a Infoglobo Comunicação e Participações S.A. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário