quinta-feira, 6 de outubro de 2011

Você sabe a importância de um catador de material reciclável?

Faz um tempão que não posto nada nesse blog =/, mas hoje fiquei com uma vontade enorme de lembrar a vocês de um grupo muito pequeno de pessoas no mundo, que fazem uma grande diferença, são os catadores de materiais reciclável \o/


Olha como ele é simpático e cheio de amiguinhos \o/

Tem pessoas que não fazem ideia da importância deles para sociedade, e o real valor do seu trabalho.


Você tem ideia do quando ele lhe ajuda?
O que é um catador de material reciclável?
É um trabalhador urbano que recolhe os resíduos sólidos recicláveis, tais como papelão, alumínio,vidro e outros.


Você teria coragem de fazer isso?
Muitos começam nessa vida por necessidade financeira, pois são analfabetos ou tem dificuldades de conseguir emprego, e quem diria que juntar aquele “lixo” que poucos dão o devido valor, seria o sustento de uma família? Pois é, quando estamos num show, e no meio daquele monte de gente bebendo, dançando, curtindo, passa uma pessoa com um saco pedindo licença e pegando aquela latinha q você acabou de jogar no chão, acho que muitos já passaram por isso, não é?  Aquela simples pessoa faz um trabalho importantíssimo, pois ela consegue o alimento de cada dia ao mesmo tempo em que contribui para limpeza urbana e auxilia todos nos com o reaproveitamento de materiais.

Esse trabalho parece fácil?
O trabalho desenvolvido pelos (as) catadores (as), coletando entre 10% e 20% dos resíduos sólidos urbanos, apresenta um caráter de grande relevância social e ambiental. Eles participam da realização de um serviço público cuja responsabilidade é constitucionalmente do governo local. Entretanto, esses trabalhadores não têm merecido a devida atenção por parte dos poderes públicos e da sociedade, novidade? Acho que não. Ao contrário, muitas vezes, são confundidos com mendigos e vadios, merecedores de repressão e desprezo. Já perceberam isso?

Alguma vez você já confundiu um catador com mendigo?
Mas existem alguns grupos de catadores, que tiveram apoio de instituições conseguiram se organizar em associações e cooperativas e já conquistaram o reconhecimento de seu trabalho pelos governos e comunidades locais. Se você conhece alguém coletor informe a ele, que ele tem direitos de cidadão. Essas experiências têm se demonstrado alternativas viáveis de inserção sócio-econômica, pois têm como princípio básico o resgate da cidadania desses trabalhadores por meio da promoção de sua qualificação profissional e da implantação de infra-estrutura digna de trabalho que lhes garanta sustentabilidade econômica. São, dessa forma, construídos e consolidados projetos de geração de trabalho e renda, capazes de inserir, no tecido social, inúmeras vidas antes destinadas à marginalidade.

Movimento Nacional dos Catadores \o/

Espero que agora você que está lendo isso, olhe para os catadores com outros olhos e agradeça a ele pelo seu trabalho.


Sim e aquela historinha que vai jogar o lixo no chão pra ajudar os catadores, por favor, isso é preguiça de fazer a  coisa certa. Se quiser ajudar ele, separe seu “lixo” em casa que quando você o ver passando na rua chame ele e lhe entregue tudo já separado...ai sim você está ajudando o planeta e ao catador também. :D



Sites interessantes sobre o assunto:
http://www.mncr.org.br/
http://www.brasilprofissoes.com.br/profissoes/catador-de-material-recicl%C3%A1vel

Um comentário: